Minha guerra pessoal contra os lugares-comuns

Às vezes tenho a impressão de que, ao abrir os jornais ou ler artigos pela internet, as pessoas escrevem todas do mesmo jeito.

E isso não ocorre só nos textos dos outros. Analisando o que eu escrevo, percebo que viciei em certas expressões e encho meu texto de lugares-comuns. E não importa o quão diferentes sejam os objetivos e os formatos do que eu tenha que discutir: as mesmas expressões estão sempre de volta.

E quando tento resolver isso, acabo descobrindo que é muito difícil substituir esse vocabulário viciado por palavras novas.

Mas acho que encontrei um jeito de superar isso. Uma maneira de sair desse círculo vicioso é fazer o que eu chamo de um dicionário de expressões originais, ao qual eu recorro de vez em quando. Escolho, dentre os textos de autores que acho particularmente criativos no uso da língua, aqueles que fazem uso de um vocabulário diferente do que estou acostumada. Então procuro lê-los prestando atenção no vocabulário, nas expressões idiomáticas e frases. Anoto o que vejo de diferente e tento aplicar no que estou trabalhando no momento.

Neste tipo de leitura eu propositalmente ignoro o assunto. Acaba sendo um jeito curioso de ler. A ideia é “garimpar” o texto, tentando colecionar palavras e expressões com as quais não estou acostumada. Quando faço este exercício, me pego consultando o dicionário com frequência porque sempre vejo palavras cujo significado não conhecia direito.

A vantagem desse método é que, diferentemente do simples uso do dicionário ou do thesaurus, tenho a chance de ver a palavra usada em contexto. Aprendo a analisar o uso da expressão ou palavra, levando também em consideração o registro adotado pelo autor.

Leave a Reply

